Por univesptv
Palestra 1 -- Introdução
Nesta primeira palestra, o professor Paul Fry explora o título do curso em três partes: a relação entre teoria e filosofia, a questão sobre o que é e o que faz a literatura e o que constitui uma introdução. O professor situa então a emergência da teoria literária na história da crítica moderno e, através de uma análise de grandes pensadores como Marx, Nietzsche e Freud, fornece antecedentes para os desenvolvimentos teóricos do século XX.
Este curso é uma pesquisa sobre as principais tendências da teoria literária no século XX. As palestras fornecem uma base para as leituras e as explicam quando necessário, enquanto tentam desenvolver um contexto amplo e coerente que incorpore perspectivas filosóficas e sociais nas questões recorrentes: o que é literatura, como é produzida, como pode ser entendida e qual é o seu propósito?
Paul H. Fry é professor de Inglês em Yale e se especializou em Romantismo Britânico, Teoria Literária e Literatura e as Artes Visuais. Estudou na Universidade da Califórnia em Berkeley e em Harvard e dá aulas em Yale desde 1971.
O vídeo original desta aula está em http://oyc.yale.edu/english/engl-300/lecture-1
Por univesptv
Palestra 2 -- Introdução (cont.)
Nesta segunda palestra introdutória, o professor Paul Fry explora a interrelação de ceticismo e determinismo. A natureza do discurso e a questão relacionada da discursividade é lida a partir de dois trabalhos modernos, "O Jardim das Cerejeiras", de Anton Tchekhov e "Os Embaixadores", de Henry James. Foco crítico exemplar sobre autoridade literária é localizado na conferêcia "O Que é um Autor?" de Michel Foucault e em "A Morte do Autor", de Roland Barthes, ambas obras lidas com ênfase nos seus contextos históricos. Objeções às abordagens e conclusões dos dois teóricos são examinadas particularmente sob a luz do surgimento dos estudos culturais.
Este curso, gravado no campus de Yale em 2009, é uma pesquisa sobre as principais tendências da teoria literária no século XX. As palestras fornecem uma base para as leituras e as explicam quando necessário, enquanto tentam desenvolver um contexto amplo e coerente que incorpore perspectivas filosóficas e sociais nas questões recorrentes: o que é literatura, como é produzida, como pode ser entendida e qual é o seu propósito?
Paul H. Fry é professor de Inglês em Yale e se especializou em Romantismo Britânico, Teoria Literária e Literatura e as Artes Visuais. Estudou na Universidade da Califórnia em Berkeley e em Harvard e dá aulas em Yale desde 1971.
A palestra original está disponível em http://oyc.yale.edu/english/engl-300/lecture-2