A POÉTICA DE ARISTÓTELES
A Poética de Aristóteles, em que o filósofo analisou o modo de ser e proceder da epopéia e da tragédia, no primeiro livro, e da comédia, no segundo livro (o que foi perdido), é, sem dúvidas, a obra teórica mais estudada, pela Estética e Filosofia da Arte, de todos os tempos. A obra teve grande influência na teoria literária e na oratória até a Antiguidade tardia, passou pelas tradições culturais helenistas e árabes enquanto era posta de lado pela Europa medieval, até que, editada e impressa no final do séc. XV e início do séc. XVI (a edição veneziana de Aldo Manuzziohttp://net.lib.byu.edu/aldine/aldIntro.html), passou a ser leitura obrigatória em todas as escolas de Arte européias, principalmente as italianas. Acontece que, paralelamente, no Renascimento Italiano, pela primeira vez, a pintura e a escultura passaram a ser igualmente consideradas belas artes e a ter um status social equivalente ao das artes poéticas. Nesse momento, a recepção da Poética tomou o que Aristóteles dizia sobre as artes literárias, para aplicar à reflexão também das demais artes, inclusive as artes plásticas, que não estavam no escopo original do Filósofo.
Portanto, ainda que Aristóteles não tenha pensado sobre as artes, tal como as entendemos hoje, o que ele escreveu foi decisivo ao longo da história das artes ocidentais, especialmente após o Renascimento. A Poética de Aristóteles muitas vezes chegou a determinar os cânones de vários estilos, principalmente, os de inspiração clássica: classicismos e neoclassicismos diversos. E mesmo quando se queria contestar alguma tradição ou escola artística, a Poética serviu, quando não era o modelo a seguir, de modelo a contestar, como, por exemplo, ao se criticar o naturalismo, ou o figurativismo, ou as famosas prescrições de unidade (de tempo, de espaço, de ação) na dramaturgia. Assim, se Aristóteles não pensou as artes tal como as entendemos hoje, em contrapartida ele foi decisivo para o que entendemos hoje como arte. Muitas das clivagens, dos valores, das categorias e dos princípios das teorias estéticas modernas e contemporâneas têm origem nas especulações de Aristóteles sobre a poesia épica, sobre a música e sobre a poesia dramática.
Artigos na Internet
La notion de genres: Aristote
Antoine Compagnon
A Kátharsis em Platão e Aristóteles
Fernando Rey Puente
Sobre a estética de Aristóteles
Fernando Santoro
As potências da Linguagem (um panorama das investigações aristotélicas sobre o logos)
Fernando Santoro
Arte no pensamento de Aristóteles
Fernando Santoro
The Classical Concept of Mimesis
Göran Sörbom
Tractatus Coislinianus
Lane Cooper
La Poïétique à ses origines : Aristote, Heidegger
Laurent Giroux
Pleasure in Aristotle's aesthetics
Malcolm Heath
The universality of poetry in Aristotle's Poetics
Malcolm Heath
Aristotle on comedy
Malcolm Heath
Aristotelian comedy
Malcolm Heath
The Poetics of Fabula: Mythos and Epeisodion in the Poetics of Aristotle
Masahiro Kitano
Aristotle´s Theory of Comedy : Mythos and Kátharsis
Masahiro Kitano
Aristotle´s definition of Tragedy
Ramon Paredes
Complexity and Pleasure: Aristotle's 'Complex Plot' and the pleasure element in tragedy
Souvik Mukherjee
Aristotle and the Emotions
Steven Leighton
The value of passions in Plato and Aristotle
Steven Leighton
Feelings and Emotions
Steven Leighton
A New View of Emotion
Steven Leighton
Unfelt Feelings in Pain and Emotion
Steven Leighton
Antoine Compagnon
A Kátharsis em Platão e Aristóteles
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Elos para outras páginas relacionadas
Edições da Poética na Internet
Tradução da Poética Livro I. tradução de Fernando Gazoni
Tradução da Poética Livro I. tradução disponível em domínio público, de Paulo Costa Galvão | |
Tradução da Poética Livro II tradução do Tractatus Coislinianus, por F. Santoro
Texto Grego. texto grego do Perseus (com elo para a tradução inglesa) |
Tradução francesa de Ch. Emile Ruelle (1922) edição bilíngue Tradução francesa de André Dacier (1692) manuscrito
Edição bilíngue de Batteux (1771) in-8 René Rapin, Reflexions sur la Poétique d'Aristote (1674)
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"Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso." Fernando Pessoa
ResponderExcluir“É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade.” Nise da Silveira
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. Paulo Freire
“Todo mundo deve inventar alguma coisa, a criatividade reúne em si várias funções psicológicas importantes para a reestruturação da psique. O que cura, fundamentalmente, é o estímulo à criatividade”.Nise da Silveira
“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.” Paulo Freire
“Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer.”
Paulo Freire
A esperança é arma que nos move para continuarmos lutando.
Anisia Nascimento
http://educacaoinfantil-anisianascimento.blogspot.com.br
Boa tarde a todos e todas.
ResponderExcluirBon après-midi à tous et toutes
Espoir est l'arme qui nous pousse à continuer le combat. Anisia Naissance
Mon bonheur et d'épanouissement - voir un enfant heureux.
Anisia Nascimento - Conseiller à la protection des enfants
https://www.facebook.com/anisia.nascimento.conselheiratutelar
"Sachant qu'il est la tâche de sujets, pas les objets. Et il est aussi sujet et seulement comme un sujet, que l'homme peut vraiment savoir. "
Paulo Freire
"Tout le monde devrait inventer quelque chose, la créativité regroupe plusieurs fonctions psychologiques importantes pour la restructuration de la psyché. La guérison, fondamentalement, est l'encouragement de la créativité ". Nise da Silveira
"Choisissez votre dialogue et votre meilleur mot ou le silence de votre mieux.
Même dans le silence et le dialogue silence de nous ".
Carlos Drummond de Andrade
"Pour naviguer conditions rares en amont sont nécessaires: l'esprit d'aventure, le courage, la persévérance et la passion" .Nise da Silveira
"Il est le silence que les hommes font, mais dans le mot, dans le travail, dans l'action-réflexion." Paulo Freire
Mon bonheur et d'épanouissement - voir un enfant heureux.
Anisia Naissance
Conseil tutélaire, une vocation, une mission de l'amour à nos enfants et les adolescents. Anisia Naissance
Boa tarde a todos e todas
A esperança é arma que nos move para continuarmos lutando. Anisia Nascimento
Minha felicidade e realização - ver uma criança feliz.
Anisia Nascimento - Conselheira Tutelar
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“Escolhe teu diálogo e tua melhor palavra ou teu melhor silêncio.
Mesmo no silêncio e com o silêncio dialogamos.”
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“Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão”.Nise da Silveira
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